domingo, 15 de novembro de 2009

O meu corpo e os meus sentidos

Através do nosso corpo relacionamo-nos e comunicamos. Os nossos sentidos são como janelas abertas para o mundo, para os outros e para Deus.
A fé ultrapassa os sentidos, mas é pelos sentidos que vivemos, sentimos, celebramos e testemunhamos.

Assim, devemos respeitar o nosso corpo, aceitarmo-nos como somos fisicamente. Se nos sentirmos bem como somos, com o corpo que temos, mesmo que na nossa opinião (ou na opinião dos outros) ele não seja perfeito - e a perfeição é subjectiva - então certamente que nos sentiremos felizes.

Através de Jesus Cristo, Deus recebeu um corpo humano, capaz de, como qualquer um de nós, trabalhar, sofrer, se alegrar e de amar. Cristo é pois, o encontro entre Deus e o homem.
A verdadeira compreensão cristã do corpo, como condição da pessoa, exige respeito perante a sua grandeza e dignidade, daí o cuidado que devemos ter com a vida e a saúde, bem como o respeito pelos outros no seu corpo.
Jesus Cristo foi mestre de comunicação. Ele comunicou-nos através da sua palavra, dos seus gestos e de toda a sua vida, a salvação que Deus oferece à humanidade.
Lemos uma passagem do Evangelho de S.João (Jo 9, 1-7) - a cura do cego de nascença. Neste milagre Jesus utilizou gestos e palavras para curar o cego. Consegues identificá-los? Este acto de curar o cego pode ser interpretado de outro modo: o homem que até ali não via e passou a ver. Qual o outro possível significado?
Devemos agradecer a Deus pelo nosso corpo. De que modo o podemos fazer, com o corpo e com os sentidos?

5 comentários:

  1. Os gestos e palavras que Jesus utilizou para curar o cego foram cuspir para o chão e fazer lama e ungiu os olhos do cego e disse-lhe para se ir lavar á piscina de Siloé. O outro significado é um milagre de Jesus.
    DIOGO ROSA PEREIRA

    ResponderEliminar
  2. Devemos agradecer a Deus pelo nosso corpo porque somos perfeitos fisicamente, vimos e ouvimos na perfeição, cheiramos as coisas boas da vida como os alimentos ou as coisas em geral temos mãos para as sentir ou simplesmente para darmos um aperto de mão ou uma ajuda a quem necessitar. Por tudo isto acho que não temos o direito de nos queixar, infelizmente à pessoas que não têm essa sorte. Devemos ser felizes como somos e com o que temos!!! Foi assim que Jesus nos ensinou.
    Beijos para todos!
    Catarina Petronilho

    ResponderEliminar
  3. Penso que o nosso corpo é perfeito e nunca,mas nunca nos devemos queixar da nossa vida,ela é fruto de muito trabalho de Deus!!!

    Ass:

    Romeu Pires

    ResponderEliminar
  4. Penso que o nosso corpo nao e perfeito, mas temos de o aceitar com é, pois podia ser bem pior, além disso nao podemos ser todos como queremos, perfeitos. Jesus deu-nos o nosso corpo e assim temos de aceitalo tal e qual como é. Jesus fez um milagre, curar o sego. Eu nao sou perfeito, mas podia ser pior por isso temos de aproveitar e tirar o melhor partido do proprio corpo. Por exemplo o ser sego nao e mau de todo, apura-se os outros sentidos com o tacto a audiçao... O que eu quero dizer com isto e que contentem-se com o que têm.

    ResponderEliminar