domingo, 3 de janeiro de 2010

A Paz na Vida do Homem


A paz é o grande ideal da vida do homem em sociedade. No íntimo de cada pessoa, existe o anseio de poder viver, realizando o seu projecto de felicidade num ambiente de paz e de mútuo respeito.
No entanto, se por um lado crescem os apelos à paz, por outro lado o conflito armado é apresentado como solução para resolver divergências.
E nós perguntamos: se o homem deseja a paz, a guerra não é feita por homens?
Então porque há guerra?
Por dinheiro, pelo poder, por vingança, por medo,
mas sobretudo porque os homens afastaram Deus das suas vidas. Porque Deus é amor e a paz só é possível quando se promove a "cultura do amor", que conduz as pessoas à mútua consideração e estima, à tolerância, à solidariedade e à reconciliação.
Jesus Cristo ressuscitado, de pé no meio dos seus discípulos, disse: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá…(Jo 14,27).
Esta paz que Jesus nos deixou, alcança-se pela reconciliação com Deus e com os irmãos, pela aceitação do perdão que Ele nos oferece na Páscoa do Seu Filho, a maior prova do seu amor.
Muito pouco do dinheiro que o mundo gasta em armamento, poderia salvar muitos milhares de vidas.
Mas tal como existiram e existem os grandes senhores da guerra, também existiram e existem os grandes senhores da paz. Pessoas que dedicaram e dedicam as suas vidas à promoção da paz e na ajuda às vítimas da guerra, aos refugiados, ao resgate das crianças-soldado, etc.
Será que consegues saber alguma coisa sobre alguma destas pessoas (ou instituições)?

5 comentários:

  1. paz é realmente o que o mundo precisa ..
    mas para fezer-mos a paz no mundo temos que começar por fazer a paz dentro de nós ..
    feliz 2010 ..
    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  2. para mim a paz e como eu gostar de jesus...
    se eu fosse um daqueles meninos k entram na guerra pork foram raptados dos pais eu nao sei o k lhes fazia, mas felizmente nao sou mas tenho pena de andarem todos em guerra...
    jesus deve tar muito triste com os k andam na guerra pork querem dinheiro para armas,munições etc... espero k isto PARE E JA! CUMPRIMENTOS DO MIGUEL

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera que ouveçe paz mundial!
    Quem me dera que ouveçe alguma coisa que
    destruiçe todas as armas!
    Quem me dera que nao ouveçe guerras,lutas,brigas.
    Isto é unica coisa ke desejo!(quer dizer cria
    mais algumas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por favor, antes de publicarem um texto vejam como se escrevem as palavras.
      Paz para todos

      Eliminar
  4. Espero que alguma vez o mundo chegue á paz mundial. Se isso nao acontecer milhares de pessoas vao morrer e muitas feridas psicológicamente e fisicamente, pois muitas pessoas tem que mudar de pais e de terras, graças aos terroristas.

    ResponderEliminar